** Quantos aqui gostariam de ser prósperos? Quantos aqui gostariam de deixar de ser empregados para tornarem-se patrões?... Eu quero lhes dizer uma coisa: esta é a vontade de Deus para suas vidas.
Antes que alguém se escandalize, deixem-me explicar: a Bíblia nos ensina que não devemos ter nosso coração nas coisas materiais – não devemos ser amantes das riquezas... Mas a Bíblia também nos ensina que podemos e devemos ser prósperos. Precisamos conhecer as promessas de Deus com relação à nossa prosperidade e tomarmos posse delas! E a Bíblia tem muitas promessas de prosperidade para nós:
a) Dt. 28.1,4,8,11-13 (Não são estas promessas de prosperidade? Basta que sejamos obedientes a Deus.
b) Sl. 1.3
c) 3Jo. 2
Resumindo, queridos, não é vontade de Deus que passemos por privações!... Nós devemos ser obedientes e fiéis à Deus honrando-o com os nossos bens e aí poderemos esperar que a prosperidade venha sobre nós.
** Mas só que precisamos entender uma coisa: deve haver uma motivação correta para nossa prosperidade. Não devemos querer prosperar somente por prosperar. Não devemos querer adquirir bens somente por ostentação... Vejam qual era a motivação de Davi! Ele era muito próspero!... Mas tudo o que ele tinha era para a glória do Senhor! (v2-4): 130 toneladas do ouro e 240 toneladas de prata, afora as demais riquezas!...
(Ilustração): Queridos, muitos irmãos reclamam que estão passando dificuldades financeiras e desejam alcançar a prosperidade, mas Deus sabe que muitos não podem alcançá-la, por isso Ele não as abençoa. Muitos, se forem prósperos, desviam-se!... Determinado irmão era um homem de oração... Um dia ele pediu ajuda oração ao pastor para conseguir comprar uma fazenda... Quando ele conseguiu, o pastor não encontrava mais ele na igreja!...
Graças a Deus, há sim alguns irmãos que sabem usar o que tem para a glória do Senhor. Ex: o dono da Viação/Aviação Passaredo.
(Ilustração): Estatística Missionária: nós gastamos mais dinheiro por ano tomando Coca-cola do que investindo em Missões!... E quando a igreja está em campanha e pede uma oferta especial, são pouquíssimos os que trazem, a maioria acha ruim... E depois querem ser prósperos!
Aprenda uma coisa nesta noite: Deus só suprirá suas necessidades se você suprir a Sua obra (Filipenses 4.14-17). Amados, todos nós podemos dar ofertas. Quantos aqui são tão pobres que chegam a passar fome? Ninguém! A viúva pobre passava, e ainda assim ofertou...
** Deus quer restituir a prosperidade na Igreja! Deus quer que você tenha uma empresa, ou que seja empregado, mas com o melhor salário! Deus quer que você tenha um bom carro, uma boa casa (Mt. 7.9-11)! Se nós formos prósperos e tivermos a motivação correta, Deus mesmo será o maior beneficiado e Sua obra!... Uma igreja pobre não poderá expandir o Reino de Deus. Você vê a Igreja Primitiva, era rica! Os crentes até mesmo vendiam suas propriedades e depositavam o dinheiro aos pés dos apóstolos. Com certeza eles administravam esse dinheiro na expansão da obra!... A motivação daqueles crentes era como a motivação de Davi: prioridade no uso dos bens para o reino de Deus.
E você? Qual a sua motivação?